ISO 14.001

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14.001 é atualmente um requisito essencial para as organizações que desejam expor seus produtos ou atividades em um contexto de mercado globalizado através da melhoria de seu desempenho ambiental.

Atualmente, isso é um fator determinante na competitividade entre as organizações em qualquer seguimento, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

O surgimento de novos requisitos, assim como a crescente busca por parte das organizações de um conceito ambientalmente correto, vem obrigando certas mudanças de hábitos, aliada ao crescimento das preocupações ambientais.

A maioria das organizações que implantam um sistema de gestão ambiental, em geral vem sendo motivada quase que exclusivamente pelos benefícios gerados pelo desempenho tanto em relação a questões de controles internos como também em relação a sua imagem externa.

Existe cada vez mais uma tendência no crescimento para implantação de um sistema de gestão ambiental. Para muitas organizações, a gestão ambiental tornou-se além de uma questão de atendimento requisitos legais, uma estratégia de negócios.


Atividades desenvolvidas junto às organizações:

◦Análise inicial da documentação pré existentes na organização;

◦Levantamento dos aspectos e impactos ambientais;

◦Apoio no levantamento de requisitos legais aplicáveis ao tipo de atividade e aspectos levantados;

◦Estabelecimento de objetivos, metas e programas para a organização;

◦Definição de cargos, funções, responsabilidades e autoridades;

◦Elaboração de procedimentos, fluxogramas, planilhas e formulários para controles;

◦Definição de metodologias para tomadas de ações preventivas e corretivas para o sistema de gestão ambiental;

◦Treinamentos, implementações e auditorias;

◦Apoio na escolha de organismos certificadores, etc.


A Reciclo Metais dispõe de variados métodos para apoio a implantação do seu sistema de gestão ambiental, seja ela de forma presencial ou virtual.