AUDITORIAS

 

Auditorias internas - NBR ISO 14.001 (1ª Parte)

A auditoria ambiental com base na ISO 14.001 visa buscar o atendimento a requisitos legais e normativos associados ao sistema de gestão implementado nas organizações. Desta forma é possível obter uma ampla visão sobre o âmbito legal da organização assim como o seu comprometimento na prevenção e diminuição dos impactos ambientais causados por seus aspectos gerados.

Durante o processo de auditoria é possível avaliar de uma forma abrangente se a organização esta em conformidade com a sua política ambiental estabelecida, se seus aspectos estão sendo geridos de forma adequada, se seus objetivos, metas e programas estão condizentes com a política e as necessidades da organização, se as leis nos âmbitos federais, estaduais e municipais estão sendo avaliadas, atendidas e monitoradas, se foram estabelecidas as competências, funções, responsabilidades e autoridades, assim como a prática contínua de treinamentos e conscientização dos envolvidos no sistema de gestão como um todo, etc.

A Reciclo Metais possuí auditores competentes com amplos conhecimentos na norma NR ISO 14.001 e pode realizar auditorias internas do sistema de gestão ambiental da sua organização de acordo com a norma NBR ISO 19.011, assim como fornecer relatórios detalhados das evidência s observadas durante o processo de auditoria.

 

Auditorias - NBR 16.156 (2ª Parte)

Com 10 anos de experiência no setor de manufatura reversa de eletroeletrônicos a Reciclo Metais contribuiu para o desenvolvimento da norma NBR 16.156 juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas.

A auditoria conforme NBR 16.156 tem como objetivo avaliar o atendimento aos requisitos legais e normativos voltados à gestão de resíduos e a manufatura de eletroeletrônicos.

Diferente da ISO 14.001 que estabelece apenas requisitos para um sistema de gestão ambiental a NBR 16.156 determina também requisitos voltados para a saúde e segurança dos trabalhadores deste setor.

Estas auditorias são realizadas com o objetivo de avaliar o atendimento a estes requisitos e verificar a aderência destes em relação às atividades da organização.

A Reciclo Metais também executa auditorias para homologação de empresas do setor de gestão de resíduos eletroeletrônicos.
Esta atividade permite evidenciar se a empresa prestadora de serviço esta enquadrada no atendimento aos requisitos estabelecidos pela NBR 16.156.

Ao término do processo de auditoria é fornecido um relatório contemplando as evidências que irá permitir o contratante realizar uma análise mais apurada sobre as condições dos serviços ofertados por este agente, além de se resguardar de riscos potenciais que possam comprometer o nome de sua organização.

 

Auditorias - (Gestão de Resíduos Sólidos)
A auditoria em um sistema de gestão de resíduos sólidos tem o objetivo de verificar a aderência do programa implementado nas organizações com a prática do dia a dia.

Esta auditoria consiste em avaliar o atendimento a requisitos legais e normativos, conhecimentos dos funcionários nas diretrizes do programa, identificação e armazenagem de resíduos, verificação do fluxo de resíduos dentro do processo das organizações, destinação e disposição final de resíduos, etc.

A Reciclo Metais realiza as auditorias internas no programa de gerenciamento de resíduos de sua organização seguindo os requisitos das legislações e normas vigentes.